No artigo de hoje você vai conhecer os maiores riscos de comprar uma piscina usada. Continue a leitura e venha descobrir se essa opção realmente vale a pena!

 

Comprar piscina usada pode parecer vantajoso em um primeiro momento, devido à aparente redução de custos. O que muitos não sabem é que esse investimento traz diferentes riscos, que podem atrapalhar os seus momentos de lazer e até levar a gastar mais. No artigo de hoje queremos alertar sobre esses fatores para evitar prejuízos!

A piscina proporciona momentos muito especiais, seja para curtir com os amigos, relaxar em um dia cansativo ou se divertir com as crianças. Para que isso aconteça sem problemas, no entanto, é preciso garantir a segurança, fazer uma boa manutenção e, claro, escolher o produto certo. 

Levando em conta essas questões, vamos apresentar as vantagens de uma piscina de fibra e explicar por que é melhor optar por comprar uma nova ao invés de uma usada, seja desse ou de outro material. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os benefícios de uma piscina de fibra? 

A piscina de fibra é uma alternativa prática, que tem um bom custo-benefício quanto à sua instalação e conservação. Sua limpeza é mais simples devido à superfície lisa e ela apresenta um bom tempo de vida útil. Além disso, essa opção também pode fazer você economizar até 40% na manutenção. Assim, ao escolher uma versão de qualidade e tomar os cuidados adequados, pode se ter muitas vantagens com essa modalidade.

Quais os riscos de comprar piscina usada?

Apesar desses benefícios, como mencionamos acima, também é preciso tomar certos cuidados na compra de piscinas de fibra. As opções usadas muitas vezes chamam a atenção devido aos seus valores, mas elas podem apresentar uma série de problemas a curto, médio e longo prazo que não devem ser ignorados. Esse alerta vale, inclusive, para piscinas de outros materiais também.

A seguir, listamos alguns dos maiores riscos de se comprar piscina usada. Confira e não deixe de levar isso em conta na sua escolha!

Vida útil da piscina

Será que os donos antigos da piscina realmente cuidaram bem dela? Quantos anos ela realmente tem, desde a sua fabricação? Essas informações podem até constar na descrição do produto, mas não é tão fácil saber se são mesmo verídicas. 

Sim, a piscina de fibra tem maior durabilidade, mas isso também varia de acordo com como ela é cuidada. Os produtos utilizados, a limpeza e a manutenção realizadas fazem muita diferença na sua conservação. Assim, se você adquire uma versão usada, está assumindo o risco de uma vida útil menor, pois não é possível ter certeza de que a piscina foi preservada de maneira adequada.

Instalação inadequada

A instalação correta é uma das coisas mais importantes para uma piscina. Ela ajuda a garantir que haverá um bom funcionamento, de acordo com o local escolhido. Mais uma vez reforçamos que sim, a piscina de fibra apresenta benefícios quanto a esse ponto, mas sua instalação também exige cuidados, planejamento e atenção.

Um modelo usado já foi instalado anteriormente e, provavelmente, foi projetado para a área de uso dos primeiros donos. Assim, ele não será totalmente alinhado ao seu ambiente, por mais que os locais tenham semelhanças entre si. 

Rachaduras

As rachaduras nas piscinas de fibra podem acontecer, por exemplo, quando ela é instalada sem a análise ou sem ser compatível com o terreno. Esse problema também pode surgir quando o material não é de qualidade ou, ainda, durante a desinstalação do lugar antigo e no transporte até a sua casa, entre outras causas.

Assim, você corre mais risco de ter esse prejuízo ao comprar uma piscina usada, que não foi projetada para o seu espaço. Não há certeza sobre o material e ainda será deslocada de um local ao outro. Vale lembrar que as rachaduras não são apenas um problema estético, mas também ampliam as chances de vazamento.

Descoloração e manchas

A coloração da piscina desbota ao longo do tempo, mas isso pode ser acelerado se o material não for de boa qualidade ou se for utilizado cloro excessivamente, por exemplo. No caso de uma piscina usada, além de ser mais desgastada (por ser mais antiga), não é possível saber com certeza sobre essas outras questões. Assim, você assume o risco de uma descoloração mais rápida.

As manchas, por sua vez, podem ser causadas por folhas e outras impurezas, utilização de cloro no dia da adição de algicida e materiais ferrosos que oxidaram na piscina, entre outros fatores. Assim, na compra de um modelo usado seria necessário ficar muito atento e verificar se há alguma mancha que, aliás, muitas vezes pode não ser perceptível apenas por fotos.

Gastos inesperados

O preço de uma piscina usada pode ser tentador, mas é preciso pensar nos gastos extras que ela pode trazer. Só com os riscos que apresentamos aqui, você gastaria, por exemplo, com uma nova pintura, o concerto de vazamentos, a adaptação ao seu espaço e um bom transporte até a sua casa. 

Isso sem mencionar que, caso a vida útil da piscina acabe logo, você pode precisar investir em outra, que não estava planejada no seu orçamento. Desse modo, muitas vezes vale mais a pena economizar e se organizar para investir em um modelo novo logo de cara, ao invés de arriscar passar por esses imprevistos.

É preciso lembrar, por fim, da importância dos cuidados com a instalação, a conservação e a manutenção, mesmo das piscinas novas. Os riscos mencionados aqui também se aplicam a elas, caso haja erros de fabricação, materiais sem qualidade ou procedimentos inadequados. Por isso, é fundamental pesquisar referências, conversar com clientes e conferir avaliações sobre os fabricantes, por exemplo. Desse modo, você encontra produtos com o melhor custo-benefício.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os riscos de comprar piscina usada. Para mais informações ou para conhecer nossas piscinas é só entrar em contato e falar com um dos nossos consultores!